terça-feira, 30 de novembro de 2010

3ª) O canto bélico dos feirantes



Narrador: - Mas cadê meu companheiro, cadê o companheiro meu, grande amigo que um dia cantava mais eu?” Era o que a moça cantava velando o estradar, sonhando com o dia de João voltar. E o tempo se arrastava devagar e a linda Dália a esperar o amor que jurou voltar e não voltou, deixando sua alma inflamada de amor. O tempo se arrastava devagar e os boatos não paravam de chegar: “-João, não volta mais não! Vai vê que esqueceu. Será que morreu?! Quem sabe na cara do boi João tremeu?! Mas por onde ela ia fazia saber que esperaria o noivo até ela morrer. E aconteceu que num dia de feira ela se encantou com os galanteios de um forasteiro que lá chegou:

Forasteiro: Índio feito de madeira não tem coração pra amar! É feito castelos de areia que ninguém pode sondar. Deixe o índio na aldeia, feito criança no mar, feito o sol e lua cheia a girar e encantar; e vem ver a beleza oculta da aldeia da tribo mais bruta. Pro bem das filhas de Iracema, aprenda a enxergar com os olhos do amor.

Narrador: Uma estátua de um pataxó foi a causa maior para a aproximação...

Feirante: ...que feriu João, que feriu Zé, que matou de amor Tião Macalé, que abaixou a bola de Zico e Pelé e deixou na fossa o amigo Migué. Dália, mãe das alegrias dos mancebos do meu sertão, musa de pancadaria, laços de perdição. Que feriu João, que feriu Zé, que matou de amor Tião Macalé, que abaixou a bola de Zico e Pelé e deixou na fossa o amigo Migué. Lá na ribeira, bem na cabeceira, tem um pé de amoreira que é da gente namorar; meus olhos choram até parece cachoeira só de lembrar da romeira que hoje já não mora lá! Foi embora pra repuxo, ai, ai; pra viver vida de luxo, uai! Foi embora pra são Paulo, ai, ai; pra viver vida de Saulo, uai!
...
Vozes: Seu Ribeiro ( Narrador), Eric Duarte (o farasteiro Léo Prosa), Tony Ribas (um feirante).
Instrumentos: Violões ( Seu Ribeiro e Márcio Britto), Bandolim (Anderson Augusto), percussão (Johnny Herno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao nosso blog, sua contribuição será muito bem vinda! Seu Ribeiro