terça-feira, 30 de novembro de 2010

O conteúdo litérário do cd VIELAS LÍRICAS

Nas folhas brancas da vida
Escrevemos nossa história;
Uma crônica vivida
Em um épico de glória!


Até meados dos anos oitenta, a população do recém formado bairro Jaqueline, a meia légua da Mata da Mariquinha em Belo Horizonte, limitava-se a algumas famílias nativas e outras vindas de esparsos rincões sertanejos, isoladas por antigas fazendas que se estendiam sobre as periféricas montanhas de Belo Horizonte, na divisa com Santa Luzia. Sob essa circunstância, mesmo morando numa capital de arraigada tradição modernista, levávamos uma vida típica do interior de Minas Gerais.

Recordo-me que era véspera de rodeio na região e Zé Horta, um forasteiro que auxiliou na lida com o gado miúdo do curral de Seu Cândido, numa tarde, já no fim da labuta, narrou a desventura de um vaqueiro do Norte de Minas que decidiu concorrer em um rodeio distante de sua cidade - abandonando sua noiva com promessa de breve regresso e juras de amor.

Anos mais tarde, quando decidi musicar a história que ouvi de Zé Horta, ele já havia nos deixado, e eu não fazia idéia da complexidade de tal empreitada, pois, não imaginava o quanto me exigiria concebê-la em sua plenitude, tendo que recorrer apenas aos porões relapsos de minha memória, por isso, deixei-me levar pela imaginação a fim de alcançar sua inteireza, tomando todo cuidado para que a ficção se manifestasse sem prejuízo da integridade da história que ouvi.

Gostaria de ressaltar que, Inescrupulosamente, lancei mão de toda e qualquer possibilidade linguística disponível ao meu alcance, reservando-me, a cada movimento, o direito a devaneios e subjetivações, e pelo mesmo princípio foi regida a multidão de compassos que arrebanhei, ignorante de espaços e eras, esbarrando apenas pelas estacas convincentes da minha autocrítica e satisfação.

Portanto, VIELAS LÍRICAS consiste numa narrativa cantada, a minha moda, que comecei a tecer em meados de 1992 e que só agora dei cabo, com o objetivo de celebrar a marca dos dez anos dedicados ao ofício da cantoria de cabeceira.

Seu Ribeiro

4 comentários:

  1. :) SUCESSO sempre para voce,

    maravilhoso e querido Poeta!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Seu Ribeiro:
    Foi uma surpresa e uma alegria conhecer seu trabalho. Seu disco está tocando em meu carro desde o dia em que estive no Parador, no Carnaval. Parabéns pela simplicidade, beleza, profundidade e bom gosto de sua música.
    Abç,

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita ao nosso blog, sua contribuição será muito bem vinda! Seu Ribeiro