terça-feira, 30 de novembro de 2010

7ª) O baile das lágrimas

Narrador: O tempo passa a rastejar com tanta ausência no lugar! Depois que a donzela se foi, sem espaço um vazio se pôs entre os dois corações paternais. Ôh, Maldição! O sol não poupou nem sequer a poeira do chão! Uma carta vencendo as estâncias dos astrais, uma casa ruindo, caindo, afinal é a trombeta dos ais! Maldição! O sol não poupou nem sequer a poeira do chão! Por culpa de uma fantasia inculta de uma alma sombria, etéreo o astro dos astros nefasto se incendiou; enrugando a face augusta do planeta que secou e morreu. Pra cumprir a profecia proferida de um judeu, o olho d'água gracioso que um dia a terra verteu, a língua de fogo do sol já lambeu!

Pai da noiva: Rosalinda, meu bem, quem vem lá? Eu cá já não mais posso enxergar! Diz pra mim que não é o pisar do cavalo Baio Anzol! É que eu cá já num mais tenho, minha velha, costados pra me recostar. Ôh, Dália, porque foste embora? Porque deixaste seu lugar? Seu noivo já ponta lá fora contando as horas, pra te abraçar.

Carta da noiva: Ao lampejo de um beijo meu peito se abriu pra bailar com o desejo a toada servil; me expondo a olhos nus de urubus, carcarás de um amor, de nós, de mim... Alcoviteiro cruel, vil mercador infiel, luar de amargor no céu azedou meu mel, me expondo aos juízos do céu. Chora o peito de um vaqueiro, lavando a alma com a dor; faça chover no terreiro incelenças pra este amor. Falsa jura, dissabor!

Mãe da noiva: Por mil sóis, por Rosas mil, por mais de mil girassóis nos lençóis de abril, o céu de anil me viu chorando, riu! Ai, esses mercadores! Feito venda, vais! Saudade não tem idade para se aposentar; saudade é dor que invade, vem pra ficar!

Pai da noiva: Lucas, apague a candeia, o carteiro vagueia! Errante viajante, tu saia daqui. O que é que há xara? Será que é pouco, moço, o meu desgosto?! Uai, senhor?! Tudo que eu tinha Deus levou, o que eu juntei vento espalhou, e o que podia ser pior, só Jó herdou num dia só.

...
Vozes: Seu Ribeiro (narrador), Djalma Januario (pai da noiva), Adelaine Ribeiro (noiva do vaqueiro), Mãe Helena (mãe da noiva).
Instrumentos: Violão (Seu Ribeiro), Flauta (Guiu Medeiros), Violoncelo (Demonsthenes Junior), Percussão (Johnny Herno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ao nosso blog, sua contribuição será muito bem vinda! Seu Ribeiro